Um pouco da Nossa História...

Nos auto-denominamos Grupos de Viagem porque somos naturalmente uma "família andina-brasileira"! Devido a este importante fator, estamos em MOVIMENTO, e isso nos leva a trabalhar em constante fluxo em diversas localidades do nosso Globo Terrestre - principalmente de Norte a Sul da América - transitando desde a Amazônia até os picos da Cordilheira dos Andes, em contato com diversas Culturas Ancestrais.

Quando tudo começou...

Em 2007, localizados no Chile, iniciamos nossa jornada oficialmente com os POVOS ORIGINÁRIOS, através da visita e bençãos de

TAITA POLIBIO JAPON, do

POVO SARAGURO/EQUADOR, quem autoriza ao CENTRO YACHAK começar oficialmente suas atividades.

Chegam os Povos da Floresta Amazônica!

No final deste mesmo ano, convidamos representantes do POVO KATUKINA (Povo Noke Koi) para uma Temporada de Conhecimentos da Floresta no exterior e iniciamos esta relação com a Família Amazônica.

POVO VERDADEIRO - A Família da Floresta

Em 2009, já localizados no Brasil, recebemos a família do Pajé Ikamuru Agostinho Manduca HUNI KUIN (Povo Kaxinawá) no Centro Yachak, em Minas Gerais, aprofundando nossos laços com

a Floresta e com a Cultura do Tronco Linguístico Pano.

Em 2014, recebemos TUIM NOVA ERA e PARÃ KAXINAWÁ em Minas Gerais, realizando

Cerimônias de Nixi Pae e Oficinas de Miçanga para crianças.

 

Mais adiante, em 2015, realizamos o Lançamento do LIVRO UNA ISI KAYAWA com Isaka Huni Kuin, em Belo Horizonte/MG, legado do seu Pajé Ikamuru para sua família e todo o Povo Huni Kuin.

 

Neste momento, idealizamos o encontro IKAMURU SHUKU SHUKUI - Homenangem ao Pajé Ikamuru Agostinho Manduca, no qual passamos anualmente Natal e Ano Novo na Aldeia, em um total de 15 dias.

Nossa Caminhada é nossa missão

2012 - 2013 - 2014 foram anos especiais, nos quais iniciamos atividades marcantes em nossa trajetória, que re-afirmaram nosso caminhar juntamente às TRADIÇÕES ANCESTRAIS.

Primeiro, em Alto Paraíso/GO, entramos em contato com representantes do POVO YAWANAWÁ e a Força Encantada da Floresta nos chamou novamente aos estudo. Assim sendo, recebemos em nosso espaço em  Santa Luzia/MG, os irmãos MATSINI e HUSHAHU YAWANAWÁ, estudantes de sua tradição a mais de 15 anos através do seu professor, o PAJÉ TATA.

 

Em 2013 e 2014 organizamos o I e II ENCONTRO DO SAGRADO FEMININO YAWANAWÁ, em Minas Gerais e São Paulo, com a presença de Irmãs Yawanawás iniciadas em DIETAS ESPECIAIS de sua TRADIÇÃO ANCESTRAL.

Também recebemos neste período, o ALTAR DA MEIA LUA em nosso espaço, em uma CERIMÔNIA TRADICIONAL da NAC, e durante 4 anos estudamos este Altar Sagrado, entrando em conhecimento com a Ciência da América do Norte.

 

Em 2016, podemos aprofundar um pouco na Culturas dos POVOS DO NORTE, e recebemos um representante WIXÁRRICA (HUICHOL), um MARAKAME TRADICIONAL, que nos apresentou a forma ancestral de rezar do seu Povo.

Finalmente, tivemos a honra de conhecer a CULTURA do POVO COFÁN da COLÔMBIA em MInas Gerais, laços também firmados em nossa estadia em Alto Paraíso, no final de 2012.

 

A Cerimônia Tradicional COFÁN é realizada com o YAGÉ e CANTOS ANCESTRAIS que nos proporcionam profundidade no contato com esta Cultura e sua forma de REZAR.

1/2

Em 2014, recebemos o Cantor e Compositor Shaneihu Yawanawá em Belo Horizonte/MG para realização do Lançamento do CD KANARÔ. Nesta ocasião, nosso Txai Shaneihu nos convidou para levar um grupo ao FESTIVAL YAWA, que já avançava em sua  XIII Edição...

 

... a Floresta nos chamou e assim nasce o nosso Grupo de Viagem!

Sobre nossos ROTEIROS de VIAGEM

Bairro Bosque,

Rio Branco - ACRE

AMAZÔNIA ~ BRASIL

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon