FESTIVAIS INDÍGENAS ANUAIS
Durante o Festival acontecem as BRINCADEIRAS TRADICIONAIS que permeiam o Universo de Cada Etnia desde a infância, essenciais para a manutenção da Cultura repassada de geração à geração.
A CAIÇUMA (Bebida Sagrada de Mandioca) e outras COMIDAS TÍPICAS TRADICIONAIS são compartilhadas durante o dia. Em algumas Aldeias podemos vivenciar a prática da PESCARIA e do ARCO-FLECHA, costumes ancestrais até hoje encontrados no ambiente familiar Amazonico.
Também acontecem TRILHAS ECOLÓGICAS para a ÁRVORE SAGRADA SAMAÚMA, uma gigante Rainha da Floresta que contempla os habitantes da Amazônia com inúmeras medicinas em seu caule.
O local onde está uma SAMAÚMA é considerado TOTALMENTE SAGRADO.
A PINTURA CORPORAL é muito importante para os POVOS ORIGINÁRIOS pois retratam através dos KENES - Desenhos Sagrados - a COSMOVISÃO ANCESTRAL que centralizas e enraíza a Cultura. Durante os Festivais somos PINTADOS com estes GRAFISMOS TRADICIONAIS por Homens e Mulheres da Aldeia.
As CERIMÔNIAS de MEDICINA TRADICIONAL com toda a Comunidade participando fazem parte do contexto do FESTIVAL, reafirmando a CULTURA e TRADIÇÃO ANCESTRAL!
Cantos tradicionais de reza e louvor à Natureza são entoados toda a noite e ecoam dentro das matas, nos revelando a essência de um Povo e sua conexão com a Mãe Terra.
O FESTIVAL é um momento único no qual a COMUNIDADE se reúne para CELEBRAR e MANIFESTAR sua CULTURA e abre o seu Terreiro para RECEBER os CONVIDADOS, unificando todos os POVOS sobre o SOLO SAGRADO da FLORESTA AMAZÔNICA.
​
​
​
A AMAZÔNIA é muito mais do que o pulmão do mundo...
​
Ela é Mãe de inúmeras Culturas Ancestrais, nossos Ancestrais.
Nela, uma Humanidade vive em Harmonia com a Natureza desde tempos milenares, e sobrevive aos últimos 500 anos de invasão.
Pura Cultura da Terra, verdadeiros Guardiões da Floresta!
​
Estamos em um novo momento desta relação. Momento do REENCONTRO e do RESGATE, do RESPEITO e da HONRA aos POVOS GUARDIÕES dos CONHECIMENTOS do nossos antepassados.
​
Movimente-se!