Documentação

 

Para participar do Nukun Dewe o visitante é convidado a observar os nossos termos de compromisso e preparar seu dossiê de inscrição com os seguintes documentos:

1. Formulário de Identificação Individual Nukun Dewe 2018 (preenchida e assinada);

2. Termo de Consentimento e Responsabilidade da Funai (assinado);

3. Cópia de documento de identificação civil com foto (como RG ou passaporte);

4. Cópia da carteira de vacinação com anotação de vacina contra febre amarela;

5. Atestado médico de não portador de doença infecto-contagiosa;

6. Comprovante de depósito ou transferência da contribuição.

Atenção: O dossiê deve ser preenchido de maneira legível e enviado por e-mail contato@gruposdeviagem.com

O Festival Huni Kuin Nukun Dewe recebe mais de 400 indígenas das aldeias locais e visitantes de vários lugares do mundo. Nosso intuito é proporcionar um espaço adequado para intercâmbios culturais positivos e fortalecimento da identidade cultural Huni Kuin. 

 

O Nukun Dewe realiza suas atividades de maneira autônoma e todos os participantes não-indígenas são convidados a se registrarem com antecedência e contribuírem para a realização do evento. Todas as receitas são empregadas na produção do festival e os excedentes aplicados na realização dos projetos e programas do Instituto Yube Inu.

Estrutura de contribuição

(1) Nukun Dewe Individual: R$ 3800

Contribuição individual e intransferível.

(2) Nukun Dewe População Local (não-indígenas):

Moradores do município de Jordão​ que queiram participar, por favor contatem a organização antes do evento.

(3) Nukun Dewe Indígenas: 

Todos os parentes Huni Kuin convidados pela comunidade tem livre acesso ao festival. Indígenas de outras etnias devem entrar em contato com a organização para obter o consentimento prévio da comunidade.

O Nukun Dewe 2018 acontecerá entre o dia 22 de abril ao dia 02 de maio de 2018. 

Sugerimos aos visitantes que planejem a sua viagem com antecedência para evitar transtornos!

A Aldeia Boa Vista está localizada na Terra Indígena Kaxinawá do Rio Jordão, no município de Jordão, estado do Acre, região norte do Brasil. 

Chegada ao município de Jordão, Acre

Os voos chegando e partindo e a hospedagem na cidade

de Jordão são de responsabilidade de cada visitante.

Para garantir seu assento neste trecho e evitar transtornos pedimos que organize a chegada e saída de AERO TAXI no JORDÃO (logística externa) junto a nossa agência de viagens parceira - GRUPOS DE VIAGEM BRASIL.

Por questões logísticas locais são disponibilizadas apenas duas opções de chegada e partida.

A opção desejada deve ser previamente definida junto a agência de viagens e assinalada na ficha de inscrição.

Observem as datas no momento da reserva dos voos!

CHEGADA em Jordão:

(1) quinta-feira,19 de abril de 2018

(2) sábado, 21 de abril de 2018

PARTIDA de Jordão:

(1) quinta-feira, 03 de maio de 2018

(2) sábado, 05 de maio de 2018

1/2

O Festival Nukun Dewe é um momento onde aldeias das três terras indígenas próximas ao município de Jordão (Acre) se reúnem para fortalecer e difundir sua herança cultural milenar. Na última edição, cerca de 400 indígenas compartilharam suas músicas, danças, brincadeiras, histórias, rezas e seus conhecimentos ecológicos.

Precisamos da sua ajuda para continuarmos essa linda história e receber os participantes de uma maneira responsável e segura!

Colabore, converse com seus melhores amigos:

https://benfeitoria.com/donatehunikuin

 

[ENGLISH]
The Nukun Dewe Festival is a time where villagers of the three indigenous lands near the city of Jordão (Acre) come together to revive and strengthen their ancient cultural heritage. In Nukun Dewe 2017 about 400 indigenous people shared their songs, dances, their traditional stories, prayers and their immense ecological knowledge.

We need your help to continue this beautiful story and receive the natives in a responsible and safe way! Be yourself a guardian of the Huni Kuin!

Donate, share it with your best friends:

https://benfeitoria.com/donatehunikuin

Translado até a Aldeia Boa Vista

Todos os visitantes tem acesso ao translado fluvial entre a cidade e a aldeia (incluído no valor contribuição) nos dias abaixo delimitados e devem estar presentes no momento da partida.

Ida para aldeia: 21 de abril 2018

Retorno da aldeia: 02 de maio de 2018

O visitante se responsabiliza por qualquer custo de transporte adicional, exceto em situações de emergência.

Onde

Acomodação e custos de estadia em Rio Branco e Jordão são de responsabilidade do visitante.

Organize a sua chegada e saída de RIO BRANCO (logística externa)

junto a nossa agência de viagens parceira - GRUPOS DE VIAGEM BRASIL.

No local do evento, todos os moradores dormem em redes e adotar este hábito nos conecta com o ritmo local. O festival disponibiliza espaços abrigados para que os visitantes coloquem suas redes (não incluídas). Sabemos que muitos visitantes não conseguem dormir em redes e por isso preparamos um espaço de camping (barraca não incluída), uma ótima opção para quem deseja ter seu espaço privado. 

Por estarmos em ambiente de floresta, não contamos com chuveiros e água quente, lavanderias, sinal de celular ou internet. Os banheiros ecológicos utilizam a tecnologia de compostagem seca e são adaptados a cultura indígena. 

Os visitantes inscritos têm acesso a três refeições por dia, seguindo tradição local onde homens e mulheres se alimentam em espaços diferentes. A alimentação durante o festival é composta de frutas e legumes orgânicos fornecidos pelos produtores locais e pelas áreas de cultivo coletivo da comunidade. A disponibilidade de alguns alimentos varia conforme a temporada e alguns pratos típicos diferenciados podem ser providenciados para melhor ilustrar a riqueza da alimentação tradicional Huni Kuin.

 

Em caso de alergias ou preferências alimentares, pedimos que a organização seja comunicada previamente. Fazemos tudo possível para assegurar aos visitantes uma vivência tranquila e saudável, mas existe sempre a possibilidade de reações alérgicas, contaminações e problemas digestivos. Pedimos atenção para o uso da água não tratada e recomendamos o porte de garrafas d’água individuais com filtro biológico.

O QUE TRAZER

  • Barraca de camping ou rede com mosquiteiro

  • Cobertor ou saco de dormir

  • Garrafa de água com filtro

  • Roupas (uso dia-a-dia, noite, caminhadas, banho de rio)

  • Calçados (chinelos, caminhada na floresta)

  • Boné

  • Capa de Chuva

  • Bolsa impermeável para documentos e eletrônicos

  • Lanterna (de preferência recarregável solar)

  • Produtos de higiene (biodegradáveis)

  • Sabão de coco para lavar roupas

  • Protetor solar (biodegradável)

  • Repelente de mosquitos (biodegradável)

  • Óleos vegetais e essenciais

  • Instrumentos musicais (opcional)

  • Boas intenções, boas energias e espirito de aventura!

 

Os visitantes são responsáveis pelos seus resíduos, assim pedimos consciência sobre o impacto de nossos hábitos de consumo e que cada pessoa recolha seus resíduos adequadamente. Ao final do evento o participante deve retornar com o material recolhido e descartar na cidade de Jordão. Pedimos que não portem alimentos industrializados ( biscoitos, salgados, enlatados, etc) e deem preferência a alimentos saudáveis.

Guardiões da floresta, lembrem-se que é permitido somente a utilização de produtos biodegradáveis,

que não causem dano e/ou qualquer prejuízo ao meio ambiente e as nossas águas.

 

De modo geral, o clima é ameno, com poucas chuvas e ensolarado. Os dias são bastante quentes (temperaturas de até 32ºC) e as noites mais frias (22ºC). Nesta época do ano podem ocorrer as chamadas "friagens", onde massas de frio polar chegam ao estado do Acre com mínimas de 16ºC e máximas de 22ºC. É essencial proteger-se muito bem do sol e manter uma alta ingestão de líquidos para evitar a desidratação.

O visitante deve ter sempre em mente os riscos inerentes ao ambiente de floresta onde há inúmeros elementos externos possivelmente danosos a sua integridade física, como, por exemplo, insetos e animais selvagens. O local do evento é de difícil acesso e não contamos com estrutura necessária para atendermos visitantes com deficiência física.

O festival conta com serviço de primeiros socorros básico e um barco disponíveis para situações de emergência. O hospital mais próximo está localizado em Jordão e conta com estrutura básica de atendimento.

 

Recomendamos que o visitante informe no Formulário de Identificação Individual sobre tratamentos em andamento e traga seus medicamentos, conforme recomendação do seu médico. 

O município de Jordão não conta com agências bancárias e seus estabelecimentos comerciais não aceitam cartão de crédito. Pequenas quantias podem ser retiradas em correspondentes Bradesco Express, através do Banco Postal na agência dos Correios e na lotérica local, mas estes serviços podem estar indisponíveis por motivos diversos e sem aviso prévio, assim recomendamos que os visitantes realizem saques em Rio Branco. 

Durante o Nukun Dewe respeitamos os seguintes acordos:

  • Fornecemos toda a documentação necessária, cumprimos todos os acordos de conduta e qualquer outras regras estabelecidas pela organização do evento, pela comunidade e pelos órgãos competentes.

  • Ao entrar no território Huni Kuin, entendemos que suas percepções, prioridades e preocupações são diferentes das nossas, assim deixamos de lado todas nossas expectativas e concepções, abrindo espaço para redescobrirmos o mundo através dos seus olhos. 

  • Respeitamos o espaço e a privacidade de todos os participantes do evento. Evitamos andar pela Aldeia Boa Vista sem a companhia ou o consentimento dos moradores locais.

  • Ao fotografarmos, exercitamos a sensibilidade e a cortesia, pedimos permissão e respeitamos as políticas de privacidade estabelecidas.

  • Vestimo-nos de acordo com o traje apropriado em cada atividade, evitando constrangimentos e ofensas. É proibida a prática de nudismo em público.

  • Respeitamos e trabalhamos em conjunto com o povo Huni Kuin e com o espírito da natureza. Trabalhamos por um mundo melhor, em prol dos povos tradicionais e das comunidades locais.

  • Damos prioridade a qualquer palavra de amor e união, damos o nosso melhor e não levamos nenhum acontecimento para o lado pessoal.

 

Bebidas alcoólicas e outras drogas

O Festival Nukun Dewe é um evento livre de bebidas alcoólicas e drogas. A oferta de bebida alcoólica ou qualquer outra substância que cause dependência física ou psicológica a integrantes de grupos indígenas configura crime com pena de seis meses a dois anos de detenção (art. 58 , inciso III , da Lei 6.001 /73).

Sobre nossos ROTEIROS de VIAGEM

Rua Maranhão, 83

Rio Branco| ACRE

AMAZÔNIA ~ BRASIL

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Google+ Icon